Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

SBT interrompe 'Chaves' por causa de novo papa; Record ignora e mostra tiroteio

Globo, Band e canais de notícias entraram com plantão imediatamente a aparição da fumaça branca e a escolha do papa Leão 14

Um homem vestido com vestes religiosas, incluindo uma estola e um manto, está falando ao microfone enquanto segura um documento em uma mão. Ele parece estar em um evento religioso, com um fundo de cortinas vermelhas. Ao fundo, outra pessoa também está presente, observando. O homem tem cabelo grisalho e usa óculos.
Papa Leão 14: SBT para 'Chaves' e Record ignora escolha de novo papa da Igreja Católica - TIZIANA FABI/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A TV brasileira teve comportamentos diferentes assim que a fumaça branca anunciou que um novo papa havia sido escolhido nesta quinta-feira (8). Duas das cinco grandes redes nacionais preferiram seguir com sua programação normal sem citar a escolha do Papa Leão 14.

A Globo entrou com um plantão ao vivo às 13h08, para todo o Brasil. Foi tudo tão de surpresa que diversas edições do Globo Esporte pelo país interromperam reportagens. O esportivo não voltará mais ao ar.

No SBT, uma situação curiosa: o seriado "Chaves", que tinha entrado no ar fazia poucos minutos, foi interrompido também às 13h08. Um plantão neste sentido na TV da família Abravanel, que não tem tanta tradição no jornalismo, chamou a atenção.

Na Band, o programa Os Donos da Bola, apresentado por Neto, chamou informações do jornalismo sem interromper exatamente o programa. O ex-jogador deu opiniões sobre a rapidez do conclave.

Somente duas redes preferiram não exibir a expectativa para o anúncio do novo papa. A Record seguiu normalmente com o Balanço Geral. Para São Paulo, foi mostrado um tiroteio ocorrido no cento de São Paulo. Posteriormente, às 14h07, um trecho rápido do discurso do papa Leão 14 foi mostrado.

Já a RedeTV! seguiu com o horário vendido para a Igreja Universal do Reino de Deus, agremiação evangélica liderada por Edir Macedo, dono da Record.

Nos canais de notícias, que já vinham mostrando a chaminé desde cedo, quase todos mostraram a fumaça branca ao vivo. Na CNN Brasil, porém, houve falta de sorte: no momento exato, o canal estava em um intervalo comercial. O retorno ocorreu segundos depois.

No detalhe, a Band foi a primeira emissora a exibir a fumaça branca, símbolo da eleição do Papa Leão 14, às 13h08 e 15 segundos. A Globo entrou com o plantão às 13h08 e 32 segundos, mas a primeira imagem da fumaça foi exibida apenas às 13h08 e 41 segundos. Já no SBT, a primeira imagem da fumaça apareceu somente ás 13h08 e 53 segundos.

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem
OSZAR »