Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Globo oferece menos dinheiro para renovar Carnaval de SP e incomoda escolas de samba

Liga-SP cogita novas opções de transmissão ou não dar exclusividade para emissora em 2026

A imagem mostra um casal dançando em um desfile de carnaval. A mulher usa um vestido volumoso com uma saia em tons de rosa e azul, adornado com detalhes dourados. O homem ao seu lado veste um traje brilhante, também com detalhes dourados, e segura uma bandeira. Ao fundo, há outras pessoas fantasiadas, com rostos pintados e trajes coloridos, que fazem parte da mesma apresentação.
Desfile da Rosas de Ouro, campeã do Carnaval 2025 em SP: Globo oferece menos dinheiro para escolas em 2026 - Felipe Iruata/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Sem contrato para a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo em 2026, a Globo fez uma primeira proposta considerada ruim pela Liga-SP, que organiza o Carnaval paulista. O acordo anterior se encerrou neste ano.

Segundo a coluna apurou, a emissora propôs um valor fixo menor em relação ao que era pago nos contratos de 2024 e 2025. Na projeção, as escolas ganhariam pouco mais de R$ 7 milhões cada uma.

No entanto, a empresa da família Marinho propôs um aumento nas participações por vendas publicitárias dos desfiles. Em 2025, por exemplo, a emissora conseguiu lucrar com as escolas de samba, algo que não ocorria desde 2019.

Para as escolas, a redução do valor fixo é algo ruim, por que diminui o planejamento financeiro e piora o acabamento dos desfiles, proporcionando um espetáculo pior para o público que vai assistir.

A tendência é que a Liga-SP faça uma contraproposta nas próximas semanas. Algumas agremiações, no entanto, já defendem que as escolas de samba procurem outras opções de transmissão, por precaução.

Em 2023, quando negociava uma renovação com a Globo, representantes da liga chegaram a conversar com a Band para negociar a transmissão pela emissora do Morumbi, mas a conversa não foi para frente.

A Globo tem alguns argumentos para pagar menos as escolas de samba de São Paulo. Os desfiles marcaram, nos dois últimos anos, 8 pontos de média na Grande São Paulo. É um bom número para o horário, mas abaixo do que as escolas do Rio alcançam até mesmo na capital paulista, que chega a picos de dois dígitos.

Além disso, a exibição das escolas de São Paulo para o Rio, uma obrigação contratual desde 2024, causa reclamações até hoje de telespectadores cariocas, que preferiam ver a Série Ouro, a segunda divisão das escolas cariocas.

Procurada pela coluna desde quarta-feira (16), a Liga-SP disse que não comenta negociações em andamento. "No momento oportuno, faremos as declarações devidas."

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem
OSZAR »